blog! eu também vou ter um! [II]

Pois dizia eu que manter um blog implica a aceitação de algumas regras. Estas regras são diversas e uma releitura do que o André Azevedo Alves diz ao Luís Carmelo pode trazer-nos desde logo algumas pistas importantes:

A blogosfera é um espaço de comunicação descentralizado (o que não implica a ausência de hierarquias e redes sociais) em forte crescimento e que provavelmente se consolidará a médio prazo como um meio de referência, ao lado dos tradicionais.

Creio que a constatação de uma hierarquia e redes sociais já não é novidade para quase todos nós, por esta altura. Resta saber é do que se tratam na realidade estas hierarquias e redes sociais e a forma como estas funcionam.

Correndo o risco de uma interpretação puramente pessoal do que é dito pelo weblogger d’O Insurgente, creio que as hierarquias são precisamente originadas pela constituição de redes sociais. É nestas redes sociais que o blog emerge ganhando notoriedade e expressão e é para estas que acaba por trabalhar em primeiro lugar. Aliás, a entrada nestas redes é sempre a grande batalha de qualquer neófito nestas andanças e a luta por um lugar ao sol prende-se com a forma como aí consegue entrar.

E as formas de entrar são diversas. Desde a adopção de títulos mais apelativos à procura das tricas e controvérsia até ao próprio convite ou “reconhecimento pelos pares”, de tudo há um pouco.

É crítica a forma como muitos blogs de qualidade estão abandonados por não terem, quererem ou conhecerem ferramentas e “truques” para ganharem visibilidade. Para esses, a sobrevivência é uma questão de tempo. Cedo desaparecem pois, contrariamente ao que alguns webloggers que já li afirmam, ninguém escreve para si próprio. Para isso compra um diário e guarda-o na gaveta tendo que, ainda assim, acautelar-se para que ninguém o leia após a sua morte.

E é por aí que vai caminhando a série “blog! eu também vou ter um!”, arquivada na tag “fractura”: como um simples registo de ideias para aprofundar mais tarde numa série com um outro nome. Aguardem, por favor… ah! e enviem o tal convite…